Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRF5 mantém o direito de agente de trânsito à inscrição na OAB/AL

    Agente possui o título de Bacharel em Direito

    A Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 negou provimento, por unanimidade, no último dia 29/05, à apelação do presidente da 1ª Câmara da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Alagoas (OAB/AL), E. M. de L., no sentido de manter o direito de um agente de trânsito à inscrição nos quadros da OAB/AL. O Juízo da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Alagoas (SJAL) reconheceu o direito de J. A. dos S. N.

    Para o relator da apelação, desembargador federal Rubens Canuto, a sentença de Primeiro Grau, que concedeu a ordem ao agente de trânsito, se mostrou acertada. “Isso porque a Quarta Turma já se manifestou em diversos julgados pela inexistência de incompatibilidade entre o exercício da advocacia e as atividades desenvolvidas pelos agentes de trânsito, os quais não exercem atividade tipicamente policial, uma vez que a norma prevista no art. 28, V, da Lei nº 8.906/1994, deve ser interpretada restritivamente, por limitar o direito ao livre exercício profissional”, pontuou o magistrado.

    Argumento – J. A. dos S. N. exerce o cargo de agente de trânsito junto à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió – SMTT. Apesar de possuir o título de Bacharel em Direito e ter sido aprovado no Exame da Ordem, o seu pedido de inscrição como advogado foi negado, ao argumento de que a advocacia é incompatível com as atribuições por ele desempenhadas em sua ocupação. O presidente da 1ª Câmara da OAB/AL defendeu que a atividade de agente de trânsito pressupõe o exercício de poder de polícia e a defesa da ordem pública.

    PJe: 0807095-35.2017.4.05.8000

    • Publicações5789
    • Seguidores903
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações160
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf5-mantem-o-direito-de-agente-de-transito-a-inscricao-na-oab-al/586205326

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)